IV Legislatura

 

 

I V   L E G I S L A T U R A

B I Ê N I O   1997 a 1998


Terminado o mandato da III Legislatura foi procedida a abertura da Sessão Solene de Posse dos Legisladores da IV Legislatura, no dia 1° de Janeiro de 1997, como prevê as Constituições e, num gesto democrático, os vereadores eleitos, após tomarem posse, exerceram o direito de escolher a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 1997 a 1998 e, que ficou assim constituída:

Presidente: José Nogueira Paniago - PFL
Vice-presidente: Flori Gunsch - PMDB
Secretário: José Ari Zandoná - PFL
2° Secretário: José Marques de Queiroz - PFL

Demais Vereadores desta Legislatura:

Vereador Edílson Pedro Spenthof - PT
Vereador João Carlos Santini  - PMDB
Vereador Joaquim dos Anjos Ferreira da Paixão - PMDB
Vereador Lourenço Rosa da Cruz - PFL
Vereador Luiz Omar Pichetti - PSDB
Vereador Marcos Junio Mendonça - PTB
Vereadora Sonia Helena Ranieri Arantes - PFL


Antes de encerrar o Ato Solene de Posse foi empossado o novo Prefeito Municipal que pela segunda vez foi aclamado vencedor pelo povo de Água Boa, o Senhor Luiz Elias Abdalla, filiado ao Partido da Frente Liberal e,
também empossado o Vice-prefeito Senhor Adelar Fusinato, filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro.

Como nos demais biênios, diversas foram as proposições apresentadas nesse período, citaremos as que foram apresentadas pelos Vereadores da Câmara Municipal:

133 Pareceres da Comissão Única;
239 Indicações, com pedidos para atender a necessidade social da população;
18 Projetos de Resolução de interesse do Legislativo;
260 emendas sobre Projetos de Lei;
81 Projetos de Lei do Executivo foram estudados e votados em Plenário;
21 Moções concedidas à cidadãos aguaboenses que mereceram destaque por serviços prestados à comunidade aguaboense;
25 Projetos de Lei Legislativo com matéria exclusiva da Câmara Municipal;
257 Requerimentos solicitando os mais diversos tipos de informações sobre assuntos que dizem respeito ao município;
02 sub-emendas sobre emendas já apreciadas.    

Dentre os Projetos de Lei que foram aprovados nesse biênio, destacam-se:
* Criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização ao Magistério;

* Autorização ao Poder Executivo a participar do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia;

* Criação do Hospital Municipal.

Com vistas a continuar a informatização na Câmara Municipal, o presidente  da Câmara Municipal, juntamente com a Mesa Diretora, adquiriu um micro computador. Também foi renovado todo o sistema de som da Câmara Municipal dando uma melhor qualidade nas gravações em Plenário.
Além disso, foi confeccionada uma moderna mesa em estilo meia lua que serve para os trabalhos da Mesa Diretora, no Plenário e uma tribuna que servirá de oratória para uso da Palavra Livre dos Vereadores e Tribuna Livre para os cidadãos aguaboenses. Foram trocadas as mesas dos Vereadores em
Plenário que já estavam em estado precário de conservação e dez cadeiras para uso dos vereadores em plenário e, também colocado 03 ar condicionados de 21.000 BTUs para refrigeração do ar na sala das sessões.

Nesse biênio os Vereadores foram unânimes em defender a bandeira do Município, sempre trabalharam  e estudaram os projetos de lei oriundos do Executivo Municipal e corresponderam positivamente com os projetos que viessem beneficiar o Município de Água Boa e da região, como foi o caso da assinatura do Convênio do Consórcio Intermunicipal de Saúde. O presidente José Nogueira Paniago encerra seu mandato com muita dignidade,
transparência, honestidade, usando sempre da democracia com todos os Vereadores, funcionários e público, deixa o cargo de presidente com muita simplicidade, desejando sucesso ao próximo presidente.


IV   LEGISLATURA

BIÊNIO 1999 a 2000


Encerra-se  o  biênio  do presidente José Nogueira  Paniago  e  num  Ato
Solene de renovação da Mesa Diretora é procedida a eleição para o Biênio 1999 a 2000 e, num gesto democrático a Mesa Diretora ficou assim constituída:

Presidente: José Ari Zandoná
Vice-presidente: Marcos Junio Mendonça
1° Secretário: Joaquim dos Anjos Ferreira da Paixão
2° Secretário: Lourenço Rosa da Cruz

Os trabalhos legislativos neste biênio foram de extrema importância para  o  progresso  e  desenvolvimento  do  município.  O  Presidente  José Ari
Zandoná, juntamente com os demais Vereadores dessa Casa Legislativa continuaram os trabalhos, sempre com transparência e muita dedicação pelo bem social da população aguaboense. Nesse biênio foram apresentadas centenas de proposições, tanto de autoria do Poder Executivo quanto do Poder Legislativo, os quais deixamos registradas nesse histórico legislativo:

28 Projetos de Lei Legislativo de autoria dos Vereadores da Câmara Municipal;
41 Moções apresentadas para homenagear cidadãos aguaboenses;
135 Pareceres exarados pela Comissão Única;
243 Requerimentos solicitando informações sobre diversos assuntos de interesse do município;
86 Projetos de Lei de autoria do Executivo Municipal;
146 emendas sobre Projetos de Lei de autoria do Executivo e do Legislativo;
170 indicações sobre diversas solicitações de providências para o melhoramento do município.
Nesse  biênio  foram  realizadas  04  audiências  públicas sobre diversos temas relacionados com a sociedade e também foi realizada Sessão Solene
para entrega de condecorações para pessoas que prestaram relevantes serviços  à comunidade aguaboense, sendo agraciadas as seguintes pessoas:

* Senhor José Pires Monteiro pelo grande investimento realizado na área de frigorífico;
* Senhor Lauro Feldmann por ter sido o primeiro professor da sede do município de Água Boa;
*Irmã Maria Cecília Neves pela dedicação e carinho com que acolhe as pessoas menos favorecidas de Água Boa e, pela efetiva participação na Pastoral da Saúde e Criança em nosso município.

Nesse Biênio, o Vereador João Carlos Santini, solicitou licença  para ocupar um cargo na Secretaria de Saúde do Município, assumindo sua cadeira, a suplente de Vereadora pelo PMDB, Senhora Ilda Cândida de Brito.

Os trabalhos legislativos são constantes e não se resumem a isso, os Vereadores da  Câmara, continuam exercendo suas funções com muito esmero
principalmente àqueles relacionados sobre as matérias de interesse do município, exercendo as funções fiscalizadoras, julgadoras, administrativas e de assessoramento.

José Ari Zandoná, eleito vereador pela terceira Legislatura, Vereador experiente, e Presidente pela segunda vez no Legislativo aguaboense, sempre pautou pela transparência, cuidando do bem público como se fosse sua própria empresa.

Transformou o Legislativo em uma Casa do Povo, sempre recebendo bem a população e os visitantes, deslocando às sessões até o interior do Município para que a população do interior também participem, daquilo  que está sendo realizado pela Câmara Municipal. O presidente encerra seu mandato e deixa claro à população que continuará contribuindo pelo engrandecimento de Água Boa e região.

 

Escrito por: Inez Trentin Zandoná

e-max.it: your social media marketing partner

Fale Conosco

Câmara Municipal de Água Boa - MT

Rua 09, nº 485 - Centro | CEP: 78635-000

Fones (66) 3468-1113 | Fax (66) 3468-2292

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-Feira das 07h às 18h