I Legislatura

Clique nas fotos para ampliar

   

I  LEGISLATURA

BIÊNIO 1983  A  1984


Num momento de muita alegria e confraternização, o pequeno povoado de Água Boa, exercendo seu direito democrático, foi às urnas escolher àqueles que iriam representar pela primeira vez o Legislativo Municipal e o Poder Executivo Municipal.  Esse momento cívico aconteceu em data de 15 de novembro de 1982.

Após a prática desse ato, e escolhido os representantes legais do Poder Legislativo e do Poder Executivo, no dia primeiro de fevereiro de 1983, no recinto da Biblioteca Pública Municipal, aconteceu a primeira Sessão Solene de Instalação da Câmara Municipal de Água Boa, Estado de Mato Grosso, e a posse dos primeiros mandatários do município recém emancipado. Assumiram como primeiro Prefeito e Vice-prefeito de Água Boa, eleitos pelo voto direto, Germano Luiz Zandoná, como prefeito e Elcides José Salamoni, como vice-prefeito, eleitos pelo Partido da Frente Liberal.

Na primeira Legislatura da Câmara Municipal, assumiu a presidência e presidiu os trabalhos legislativos, o Vereador eleito e empossado Darci Antônio Mendel, Vereador mais votado, que deu posse aos primeiros vereadores eleitos pelo município, além de  declarar empossado o primeiro prefeito e vice-prefeito eleitos, Senhores Germano Luiz Zandoná e Elcides José Salamoni.

Os Vereadores empossados e eleitos são os seguintes:
Vereador Ari Loga Gunsch - PMDB
Vereador Darci Antonio Mendel -PFL
Vereador Darci João Dendena - PFL
Vereador Joaquim Mansano Joerente - PFL
Vereador José Aroni Becker - PMDB
Vereador Jolmir Antoninho Pezzini - PFL
Vereador Luiz Elias Abdalla - PFL

Nessa Sessão Solene de Instalação da Câmara Municipal, aconteceu a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal, para o biênio de 1983 a 1984, ficando assim constituída:

Presidente: Darci Antonio Mendel
Vice-presidente: Jolmir Antonio Pezzini
Secretário: Luiz Elias Abdalla

A Câmara Municipal contratou seu primeiro secretário administrativo, Senhor Luiz Schuster que iniciou com muita dificuldade a organização, o estudo para dar o suporte necessário para os primeiros vereadores dessa legislatura.

Em data de dois de fevereiro de 1983, houve uma Sessão Extraordinária, e foi apresentado o primeiro Regimento Interno da Câmara Municipal, o qual foi discutido e aprovado por unanimidade de votos. Também nessa mesma sessão foi criada a Comissão Permanente do Poder Legislativo, e que atualmente é denominada regimentalmente de Comissão Única da Câmara Municipal.

Nesse biênio foi realizada uma Sessão Solene para entrega de Título de Cidadão Aguaboense ao Deputado Estadual Ricardo José Santa Cecília Corrêa, por ter sido o mentor e autor do Projeto de Lei que criou o Município de Água Boa e por ter prestado relevantes serviços ao Município aguaboense.

Em vinte e três de fevereiro de 1985, foi inaugurada a sede do Poder Legislativo Aguaboense, um bonito prédio, foi um momento histórico para Água Boa. A população se fez presente bem como todos os Vereadores e demais autoridades.

O Prefeito Municipal Germano Luiz Zandoná juntamente com o Presidente da Câmara Municipal descerraram a Placa Comemorativa à inauguração da obra e no momento foi descerrada a fita simbólica do prédio do Legislativo, momento este que foi convidada todos os presentes para adentrarem no recinto e apreciarem a imponente obra, que servirá de local para   todas  as  reuniões  do  Poder  Legislativo Municipal. A obra integrava o
Plenário, uma sala para a secretaria Geral, uma sala para a contabilidade, uma sala para o presidente e uma cozinha, além dos toaletes masculino e feminino. Um belo e vistoso prédio.


I  LEGISLATURA

BIÊNIO 1985 A 1986



Término de mandato, o presidente Darci Antonio Mendel, primeiro Presidente da Câmara Municipal de Água Boa, convoca os senhores Vereadores da primeira legislatura, para a Sessão Solene de escolha da Mesa Diretora para o biênio 1985 a 1986. Após procedido todos os trâmites legais, e                                                                      
Regimentais para a eleição, a Mesa Diretora ficou assim constituída:

Presidente: Luiz Elias Abdalla
Vice-presidente: José Aroni Becker
Secretário: Jolmir Antoninho Pezzini

Com muita sabedoria, assumiu os trabalhos legislativos, nesse biênio, o excelentíssimo Senhor Luiz Elias Abdalla, que com muita dignidade e postura conduziu os trabalhos da Edilidade Aguaboense, sempre se pautando na democracia e, com a saída do Secretário Geral da Câmara Municipal Senhor Luiz Schuster, foi contratada a Senhorita Miriam Langer que com muita dedicação e competência ajudou na tarefa de conduzir os trabalhos legislativos, fazendo duplo trabalho, ou seja, todo o trabalho da Secretaria Administrativa e também a contabilidade da Câmara Municipal.

Nesse biênio muitos projetos importantes foram aprovados, como:

- Criação do CME ( Conselho Municipal de Esportes);

- Apresentação da Resolução que concede o uso da Tribuna Livre, para os cidadãos aguaboenses, que terão o direito de participar e falar durante as sessões ordinárias da Câmara sobre projetos que estão na Câmara para serem discutidos, analisados e votados. É um espaço aberto à democracia. Essa resolução teve como autor o Presidente da Câmara, e foi aprovada no biênio seguinte;

- Inúmeros outros projetos que vieram beneficiar nosso município, como é o caso da criação do Distrito Industrial onde foram beneficiados muitos industrialistas que tinham interesse em instalar suas empresas em Água Boa. Foram denominadas as ruas e avenidas
em nossa cidade, com um diferencial das demais cidades brasileiras, as ruas foram denominadas com números e as avenidas com nomes que predominavam a cultura de nossa região.


Ainda nesse biênio foi realizada Sessão Solene para entrega de Títulos de Cidadão Aguaboense, aos ilustres Senhores Dr. Júlio José de Campos, digníssimo Governador do Estado de Mato Grosso e ao Senhor Norberto Schwantes, colonizador e fundador da Coopercana, pelos relevantes serviços prestados ao município de Água Boa.

Nesse período assumiu interinamente a cadeira do Vereador Darci Antonio Mendel, por um período de noventa dias, o Suplente de Vereador Senhor Ângelo Zandoná, onde desempenhou com humildade seu papel de legislador na Câmara Municipal de Água Boa, sempre com o intuito de ver o município em destaque e apresentando proposições que viessem  ajudar no desenvolvimento do Município.                                                                                             



I    L E G I S L A T U R A

BIÊNIO   1987 a  1988

Encerrada a gestão do presidente Luiz Elias Abdalla, houve Sessão Solene para eleição e posse do terceiro biênio da Legislatura, anos 1987 a 1988 em data de 09 de março de 1987 para mais uma gestão de dois anos.  A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Água Boa, ficou assim constituída:

Presidente: Joaquim Mansano Joerente
Vice-presidente: Darci João Dendena
Secretário: Luiz Elias Abdalla

O Vereador Presidente, ilustríssimo Senhor Joaquim Mansano Joerente, prosseguiu os trabalhos legislativos com muito brilho e, em data de 12 de maio  de  1988,  realizou  Sessão  Solene  em  homenagem  aos  100  anos   de
Libertação da Escravatura no Brasil. E, para representar a Raça Negra do Município de Água Boa, foram homenageados com medalhas de honra e mérito, representando toda a família negra no Brasil, os senhores:

- Senhora Nerci Pereira Marques – Homenageada como mulher destaque da raça negra;
- Jovem Moisés Rodrigues da Silva – Homenageado como funcionário destaque da raça negra;
- Senhor Valdivino Jorge de Oliveira – Homenageado como idoso destaque da raça negra;
- Senhora Clarinda Alves Acácio – homenageada como professora destaque da raça negra;
- Jovem Cleomar Oliveira – Homenageado como atleta negro;
- Senhor Valdemar Miguel Damião – Homenageado como pequeno proprietário;
- Senhor João Batista de Figueiredo – Homenageado como comerciante negro destaque;
- Senhora Rosa Borges dos Santos – Homenageada como a negra pioneira do Município de Água Boa;
- Senhor Jesuíno Mide da Silva – Homenageado como operário braçal destaque da raça negra;
- Irmã Maria do Socorro – Homenageada como a educadora negra do município;
- Menina Maria José Rodrigues – Homenageada como criança negra;
- Senhor Agenaro Cardoso Silva – Homenageado como negro estivador;
- Senhor Sebastião Pedro Fabiano ( Zé Palito) – Homenageado como pioneiro do Projeto Água Boa.

O Presidente do Legislativo, Vereador Joaquim Mansano Joerente, sempre esteve atento a toda a evolução do Legislativo, preocupando-se com a causa indígena e contribuindo em todos os sentidos para tornar o Legislativo uma Casa onde houvesse respeito, dignidade e que acima de tudo os vereadores trabalhassem sempre com o intuito de desempenhar as três funções de um legislador.

Escrito por: Inez Trentin Zandoná

e-max.it: your social media marketing partner

Fale Conosco

Câmara Municipal de Água Boa - MT

Rua 09, nº 485 - Centro | CEP: 78635-000

Fones (66) 3468-1113 | Fax (66) 3468-2292

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-Feira das 07h às 18h