REVISÃO DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL É DISCUTIDO MAIS UMA VEZ EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

audiencia tributos 2Aconteceu nesta manhã de terça-feira (28.11), na Câmara Municipal, a segunda Audiência Pública para discutir a revisão do Código Tributário do município de Água Boa.

O encontro contou com a presença do Executivo Municipal, Legislativo, classe empresarial e comunidade em geral.

A Audiência se estendeu por quase quatro horas, e foi muito produtiva.

A população foi convidada a participar e compareceu de forma expressiva, o que indica a preocupação e indignação da mesma com a possibilidade de aumento da carga tributária no município. Questão com grande repercussão nas redes sociais.

A Prefeitura, através do Secretário de Administração Pichetti, explanou sobre o projeto, afirmando que o objetivo principal da revisão não é propor aumento dos tributos, e sim fazer com que sejam distribuídos de forma adequada aos contribuintes. Segundo ele, há uma necessidade de readequação do Código para a real situação vivenciada pelo país.

A Câmara Municipal, através do presidente, Ari Zandoná, deixou bem claro que é necessário que se faça uma readequação no Código, mas somente depois que for discutido com a população e os representantes da sociedade, como vem acontecendo. Ari ainda garantiu que logo que a Câmara receber o projeto, ele será discutido e analisado minuciosamente pelos vereadores, antes de ser aprovado.

Vale ressaltar que os vereadores já vêm discutindo a reforma com o Executivo desde o dia primeiro de novembro, e o objetivo é reduzir ao máximo o que onere a população. Uma conquista deste diálogo já foi alcançada, que é a retirada da taxa de lixo do projeto.

Na ocasião, várias pessoas, na maioria empresários, manifestaram sua opinião questionando os altos índices das empresas que estão inadimplentes no município, como também o impacto negativo que um possível aumento de tributos possa acarretar para a vida da empresa. Alguns admitem que as readequações devem ser feitas, mas não aumentar os tributos, e sim fiscalizar os que não pagam, pois se cada um fizer a sua parte, todos saem ganhando.

A reforma do Código Tributário ainda deve ser discutida em vários aspectos, antes de ser aprovada na Câmara.

A Audiência pode ser assistida, na íntegra, pelo canal do youtube:

{youtube}vY2xBM3fXRc{/youtube}