Câmara promove reunião com lideranças para discutir o Centro de Hemodiálise em Água Boa

001A Câmara Municipal de Água Boa, através de um requerimento do vereador Adelar Fusinato ‘Bibelô’, promoveu uma reunião nesta manhã de quinta-feira (23.08), com a presença do Legislativo, Executivo, Rotary Clube e Consórcio Regional de Saúde, com o intuito de discutir sobre a criação do Centro de Hemodiálise.

De acordo com a secretaria de saúde, atualmente, cinco pessoas do município de Água Boa se deslocam toda semana até Barra do Garças, para fazer a diálise. As despesas do translado são custeadas pela prefeitura municipal, e gira em torno de R$ 10 mil. Ao todo na região, contando seis municípios, são vinte e três pacientes em tratamento com problemas renais crônicos.

O vereador ‘Bibelô’ abriu a reunião, destacando a importância da criação do Centro de Hemodiálise, pois sempre esteve muito próximo da realidade das pessoas em tratamento no município, e lembrou que as dificuldades sempre vão existir, mas com empenho e dedicação de todas as pessoas envolvidas, é possível achar uma solução viável para o problema. “Quando o hospital regional foi implantado, também teve muitas dificuldades, hoje está funcionando e atendendo a contento, e isso se deve muito ao comprometimento do poder público, dos municípios que compõem o CISMA (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia), do Estado e da sociedade organizada”, complementou ‘Bibelô’.

A ideia inicial de implantação do Centro de Hemodiálise, foi do Rotary Clube, que já vem realizando ações em prol dessa causa, com a esperança da concretização do projeto. Segundo o presidente do Rotary, Alexandre Ferreira, o objetivo é visar o bem da comunidade, que sofre com o deslocamento até Barra do Garças. O Rotary já conversou com o prefeito Mauro Rosa e o mesmo se colocou à disposição para ajudar.

Mauro Rosa esteve presente na reunião e deixou claro que fará o possível para que o Centro de Hemodiálise seja implantando no município, mas a prefeitura sozinha não consegue manter o projeto, por isso é preciso buscar parcerias, para que mais adiante não aconteça a mesma situação de Primavera do Leste, que está em grandes dificuldades. Segundo Mauro, o Centro de Hemodiálise seria implantado junto ao Hospital Regional. “O problema é criar uma expectativa e depois decepcionar, então é imprescindível que antes de qualquer coisa, se faça um estudo da viabilidade técnica e financeira do projeto”, acrescentou o prefeito.

O Secretário de Saúde, Jader Bahia, se pronunciou dizendo que solicitou um parecer técnico, sobre a viabilidade do projeto e segundo informações que recebeu, o custo de implantação e manutenção são muito altos para a demanda do município e região, mas acredita que unindo forças é possível buscar uma solução viável. O secretário informou que está sendo licitado um veículo exclusivo para o transporte dos pacientes a Barra do Garças, com recursos que vieram através de emenda parlamentar.

As lideranças presentes, marcaram uma nova reunião, para continuar alinhando as ideias e buscando alternativas para a viabilização do Centro de Hemodiálise no município de Água Boa.