Câmara busca informações sobre a implantação do curso de Direito em Água Boa

Categoria: Notícias

agnaldo 2Diante da veemente reivindicação da comunidade e da importância que o município tem, de concretizar a implantação do curso de Direito em Água Boa, a Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira (12.09), uma entrevista com o secretário de educação Agnaldo Lansoni, sobre o assunto. Confira abaixo a entrevista, na íntegra:

Câmara - Em março deste ano, a primeira etapa do projeto de implantação do curso de Direito em Água Boa, foi vencida, com a aprovação por parte do Conselho da UNEMAT. Quais etapas ainda faltam?

Agnaldo Lansoni – Ainda faltam duas etapas. A aprovação pelo Conselho Universitário (CONSUNI), que deve acontecer em outubro próximo, e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE), 30 dias depois.

Câmara – Por que o processo é tão demorado?

Agnaldo Lansoni – A aprovação do orçamento foi a etapa mais demorada, mas agora já estamos na reta final. Os atrasos acontecem também porque 2018 é um ano eleitoral no país e dentro da UNEMAT, que realizou eleição para a Reitoria em junho, e devido a isso, é normal protelar decisões.

Câmara - O senhor se reuniu recentemente, em Cáceres/MT, com a vice-reitora da UNEMAT. Qual a posição da instituição?

Agnaldo Lansoni – A UNEMAT nos deu total garantia da efetivação do curso de Direito em Água Boa, e segundo a vice-reitora, basta apenas aguardar os trâmites normais do processo.

Câmara – Já tem previsão de quando será lançado o edital do vestibular para Água Boa?

Agnaldo Lansoni – Sim. Se tudo caminhar conforme o cronograma, é bem provável que na primeira quinzena de fevereiro de 2019, aconteça o vestibular em Água Boa.

Câmara – Qual é o apoio da Administração Pública na implantação do curso aqui em Água Boa?

Agnaldo Lansoni – O investimento do município para a implantação do curso fica em torno R$ 1.210,000,00, e tem apoio do Prefeito Mauro, da Câmara Municipal e de vários órgãos e entidades do município. Estamos com esperança que muito em breve o curso de Direito seja ofertado a muitos jovens água-boenses. Agora é só aguardar a contrapartida da UNEMAT e do Governo do Estado.

A curso de Direito será implantado no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Água Boa, e deverá oferecer 100 vagas, em dois turnos.