Legislativo Municipal de Água Boa integrará Comissão Permanente para enfrentar desafios em propriedades rurais: Invasões e questões indígenas em debate

sindicato rural

Na manhã desta terça-feira (23), o Legislativo Municipal de Água Boa esteve representado na importante reunião realizada nas dependências do Sindicato Rural local. Os vereadores Heronides Silveira Junior e o vice-presidente Leonardo Leite Ribeiro participaram do encontro que reuniu também membros do executivo, Ministério Público, forças policiais, representantes da FUNAI e produtores rurais.

O tema central da reunião foi a preocupante questão das invasões de propriedades por indígenas no município, especialmente aquelas que circundam as aldeias.

reuniao

Os produtores, descrevendo a situação, relataram que, apesar de terem ocorrido reuniões anteriores com os indígenas, as invasões persistiram, desafiando o direito à propriedade e o Estado Democrático de Direito.

Um incidente destacado durante a discussão foi a prisão em flagrante de um indígena armado no interior de uma fazenda, pela Polícia Militar. Como represália, os indígenas furtaram uma motocicleta e um celular do fazendeiro.

Em resposta a essa situação, foi estabelecida uma comissão permanente, composta por representantes de diversos segmentos sociais, que atuará tanto na esfera estadual quanto federal.

O vice-presidente da Câmara, Vereador Leonardo Leite Ribeiro, é o representante do Legislativo Municipal junto à comissão recém-instalada.

A comissão buscará medidas e ações que visem garantir a paz no campo, abordando as questões relacionadas às invasões de propriedades rurais no município.