III Legislatura

 

 

III  L E G I S L A T U R A

BIÊNIO  1993  a  1994


Finalizada a Legislatura do presidente Jolmir Antoninho Pezzini, e grato pelo trabalho que realizou na Câmara Municipal, foi realizada a Sessão Solene de Renovação de Legislatura em data de 01 de janeiro de 1993.
Jolmir Antoninho Pezzini fez a abertura do ato solene e, passou os trabalhos ao Vereador mais votado nas eleições, Senhor Selso Lopes de Carvalho, que após prestar  juramento,  empossou os vereadores eleitos no pleito de 03 de outubro
de 1992, e que nesta Legislatura, conforme preceitua a Lei Federal, Estadual e Municipal, ganhou mais duas cadeiras no Legislativo, passando de nove vereadores para onze vereadores.  Os legisladores desse biênio são os seguintes:

Vereador Adelar Fusinato  - PTB
Vereador Aldenor de Souza Medrado - PFL
Vereador Celso Teixeira Vasconcelos de Oliveira - PFL
Vereador Cláudio Sonemann Feijó - PDT
Vereadora Geneci Bartz Kuhn - PDT
Vereador Heleno Gatto - PMDB
Vereador José Ari Zandoná - PFL
Vereador José Nogueira Paniago - PFL
Vereador Luiz Schuster - PTB
Vereador Marco Antonio Malburg - PDT
Vereador Selso Lopes de Carvalho - PRN

Procedida a eleição  da  Mesa Diretora para o biênio de 1993 a 1994, o resultado foi o seguinte:

Presidente: Selso Lopes de Carvalho
Vice-presidente: Heleno Gatto
1ª Secretária: Geneci Bartz Kuhn
2° Secretário: José Nogueira Paniago

Nessa mesma Sessão Solene de Posse de Legislatura, assumiram o mandato de Prefeito o Senhor Germano Luiz Zandoná, pelo Partido da Frente Liberal, que pela segunda vez está exercendo esse caro e, como vice-prefeito o Sr. Dário Rodrigues Salazar, pelo Partido do Movimento


Democrático Brasileiro. Há de se deixar registrado que Germano Luiz Zandoná e Dário Salazar, mesmo sendo de partidos opostos se uniram e formaram uma chapa única com o objetivo de levantar a bandeira do Município e impulsionar o progresso de Água Boa, sem esbarrar em nenhum impedimento político que fizesse com que o município viesse a ser prejudicado, embora não fosse o entendimento de muitos cidadãos. Há de se aplaudir esse gesto de democracia pelo bem do Município.


Anos 90, era da informática, o presidente da Câmara Municipal pensando em agilizar e dar maiores condições aos trabalhos legislativos, principalmente a Contabilidade da Câmara Municipal, adquire o primeiro computador, facilitando assim o trabalho no setor de contabilidade. Em outubro de 1993, devido a exoneração da Secretária Geral Inez Trentin Zandoná, assume as funções de Secretário Geral da Câmara Municipal, o Senhor Antero Cioccari


Nesse biênio pediu afastamento em caráter definitivo, a vereadora Geneci Bartz Kuhn, primeira secretária da Câmara Municipal e, com a cadeira vaga de Vereador, assumiu o primeiro suplente de vereador, o senhor Joaquim dos Anjos Ferreira da Paixão.  Devido à saída da Vereadora Geneci, assumiu as funções de primeiro secretário o vereador José Nogueira Paniago e foi empossado o Suplente de Vereador.

Selso  Lopes  de  Carvalho  deu  continuidade  ao processo legislativo e,
junto com os membros do Plenário aprovaram oitenta projetos de lei para serem sancionados pelo Prefeito Municipal, destacando-se dentre todos os apresentados,  a aprovação do Regulamento do Concurso Público, a Definição
dos Limites e Confrontações dos Distritos de Nova Nazaré do Borecaia, Serrinha e Jaraguá, para que no ano de 1995 esses distritos possam encaminhar sua documentação junto à Assembléia Legislativa para se tornarem municípios independentes.

Para dar mais comodidade aos trabalhos dos funcionários e Vereadores o Presidente Selso Lopes de Carvalho executou a ampliação do prédio da Câmara Municipal, com uma ampla sala de reuniões para os Vereadores, sala da Secretaria, Contabilidade e almoxerifado.


III  LEGISLATURA

BIÊNIO   1995  a  1996


Findo o Biênio 1993/1994, procedeu-se em 1° de Janeiro de 1995, a Sessão para renovação da Mesa Diretora para o biênio 1995 à 1996 e, após a prática democrática da escolha do presidente, do vice-presidente do secretário e do segundo secretário que irão conduzir os trabalhos legislativos, ficando assim composta:

Presidente: José Ari Zandoná
Vice-presidente: Claudio Sonemann Feijó
1° Secretário: Adelar Fusinato
2° Secretário: Heleno Gatto

José Ari Zandoná, é eleito o Presidente da Câmara Municipal de Água boa, Estado de Mato Grosso, e juntamente com os demais Vereadores, procura dar o melhor de si em prol de todos os cidadãos aguaboenses. Com a saída do Secretário Geral da Câmara Municipal, Senhor Antero Cioccari e para melhor funcionamento dos trabalhos Legislativos reintegra aos quadros de funcionários, por solicitação da maioria dos Vereadores, exercendo cargo em Comissão, a ex-funcionária desse Legislativo Senhora Inez Trentin Zandoná.

Já no primeiro semestre do biênio foram aprovados diversos Projetos de
Lei e citamos como destaque a autorização ao Executivo Municipal a alienar obras de construção do Terminal Rodoviário de Passageiros, a Criação e Regulamentação  do Conselho Municipal de Merenda Escolar; Autorização ao
Executivo Municipal para manter Convênio com a Funai, dando um maior atendimento aos indígenas Xavante, dentre outros.  Nesse período legislativo, vários trabalhos foram apresentados pelos Vereadores e pelo Executivo Municipal para aprovação do Plenário, ao qual nesse biênio destacamos:

60 Projetos de Lei de autoria do Executivo Municipal;
93 requerimentos de autoria dos Vereadores da Câmara Municipal;
02 Projetos de Lei Legislativo;
27 Moções aprovadas à diversos cidadãos aguaboenses;
17 Projetos de Resolução referente aos trabalhos internos da Câmara;
89 Emendas à Projetos de Lei do Executivo e Legislativo;
04 sub-emendas;
77 Pareceres da Comissão Única sobre Projetos de Leis;
02 Projetos de Decreto Legislativo;
156 indicações sobre os mais diferentes problemas do Município.

O Presidente José Ari Zandoná continua investindo em novas tecnologias para beneficiar e agilizar os trabalhos do Poder Legislativo. Adquiriu um aparelho fax, uma moderna máquina fotocopiadora e, além disso, supriu o Plenário da Câmara com dois ar-condicionados de 21.000 BTUS para amenizar o calor. Embelezou o Plenário com 17 cortinas novas, dando um ar de imponência ao Poder Legislativo. Adquiriu 01 mesa  grande  e  12  cadeiras
Estofadas, permitindo uma melhor funcionabilidade ao trabalho dos Vereadores.

E, nesse espaço de tempo, assumiu interinamente os suplentes de Vereadores ilustríssimos senhores Lourenço Rosa da Cruz, em data de 12 de maio de 1995 e o Senhor Getúlio Gomes Pareira, em 22 de maio de 1995.

Nessa gestão foi realizada Sessão Solene em homenagem à Cidadãos Aguaboenses que prestaram relevantes serviços ao Município, desde a sua fundação. Os seguintes cidadãos foram agraciados:
Senhor Olmeri Barcelos de Carvalho, por ter sido o fundador do Sindicato Rural e pioneiro do Município de Água Boa;

Senhor Francisco do Vale, por ter sido um dos primeiros comerciantes a investir em Água Boa;
Senhor Maurício de Siqueira por ter sido o primeiro médico a fixar residência no município;
Senhor Adelir Jacob Uebel e sua esposa Irma Maria Uebel por terem sido grandes colaboradores na área de assistência social e um dos primeiros moradores do Vau dos Gaúchos.

Meritíssimo Juiz de Direito da Comarca de Água Boa, pelos relevantes serviços prestados na Comarca de Água Boa.

Nesse biênio, usando sempre da democracia, o Presidente José Ari Zandoná, pela primeira vez e, com autorização legislativa, levou o Legislativo Municipal até o interior do Município e, realizou Sessões Ordinária, nos Distritos de Nova Nazaré do Borecaia, Serrinha e Jaraguá, com o intuito de aproximar o povo do interior e de terem a oportunidade de participar e ver como funciona uma sessão Ordinária, além de poderem se manifestar na Tribuna Livre, objetivando seus anseios interioranos.

Ano de 1996, ano político, o Presidente da Câmara Municipal cuidou dos  recursos    financeiros   da  Câmara   Municipal  para  que houvesse lisura
em todos os seus atos, evitando assim, que o Tribunal de Contas do Estado emitisse parecer contrário ao exercício financeiro em sua gestão.

Encerrado o seu mandato, o Presidente José Ari Zandoná agradeceu a população aguaboense principalmente àqueles que fizeram a história nesses 21 anos de Água Boa, à gratidão da Mesa da Câmara e demais Vereadores da III Legislatura, Biênio 1995 a 1996.

 

Escrito por: Inez Trentin Zandoná

Fale Conosco

Câmara Municipal de Água Boa - MT

Rua 09, nº 485 - Centro | CEP: 78635-000

Fones (66) 3468-1113 | Fax (66) 3468-2292

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-Feira das 07h às 18h