Audiência Pública em Água Boa fortaleceu a manutenção do traçado da FICO

Categoria: Notícias

traçado fico 5A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, realizou nesta quinta-feira (22.11), uma Audiência Pública no Polo da UAB de Água Boa, para discutir o traçado da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), no trecho entre Campinorte (GO) e Água Boa (MT). Essa é a terceira audiência relacionada ao movimento, solicitada pelo Prefeito Mauro Rosa, Câmara de Vereadores, Aprosoja e Sindicato Rural de Água Boa, para fortalecer o traçado original e intensificar o processo de concretização da ferrovia na região do Vale do Araguaia. O Deputado Nininho, em nome da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, iniciou o encontro, salientando que as decisões que forem tomadas na audiência, tem um peso a mais no fortalecimento do traçado original, e por isso foi feito um abaixo-assinado com todas as lideranças presentes, para posteriormente ser protocolado em Brasília, junto aos órgãos competentes para que assim, a curto prazo, as obras iniciem. Segundo ele, a Assembleia Legislativa apoia incondicionalmente a manutenção do traçado.

A Audiência contou com a presença do economista Luiz Antônio Pagot, ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que explicou que existe um traçado alternativo, mas totalmente inviável, pelo alto custo e perda de tempo, já que o projeto técnico do trecho original está pronto e todas as licenças ambientais estão providenciadas, então são grandes as chances de manter o projeto original.

Como presidente da Câmara de Água Boa, José Ari Zandoná enfatizou que a realização da audiência fortalece o movimento, pois a ferrovia é um anseio muito grande da sociedade e com a união de todos esse sonho vai virar realidade. A iniciativa de pedir a audiência também partiu da Câmara de Vereadores, por meio de um requerimento do vereador Luis César de Lara Pinto Filho. Cesinha explicou que agora com o apoio também da Assembleia Legislativa o movimento se fortalece e parte para a fase final, só aguardando o parecer favorável da ANTT e a aprovação do Tribunal de Contas. Na oportunidade, o vereador Renato Beraldo, presidente da UCMMAT, agradeceu a Assembleia Legislativa por fomentar o movimento, pois segundo ele, a ferrovia vai impulsionar o crescimento de Água Boa, gerar empregos, melhorar a escoação da safra e por isso todos ganham com a concretização dessa grande obra.

Vários produtores da região estiveram presentes no evento e segundo o Presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Antônio Fernandes de Melo, a expectativa é muito boa, pois a ferrovia trará benefícios não só para a agricultura, mas para a pecuária e comércio em geral, tendo em vista que Água Boa sobrevive do agronegócio. Ainda segundo ele, a FICO impactará positivamente toda a logística do estado e consequentemente quem depende dela.

O evento foi acompanhado por prefeitos, vereadores e lideranças de várias cidades da região e também direto da capital federal, o senador Wellington Fagundes, que marcou presença encorajando a todos com notícias positivas sobre as prioridades do futuro governo, e felizmente uma delas é o investimento na infraestrutura do país e isso fortalece a expectativa da FICO sair do papel.

traçado fico 6 traçado fico 9 traçado fico 10 traçado fico