Mutirão da Limpeza foi realizado no bairro Cristalino de Água Boa

mutirão da limpeza003O Mutirão da Limpeza, ação em prol da saúde e meio ambiente, foi realizado na manhã deste sábado (24.11), no bairro Cristalino em Água Boa. Uma força tarefa foi organizada com a ajuda de voluntários, sociedade organizada, iniciativa privada e poder público, com o objetivo de recolher e descartar entulhos sem utilidade que vão se acumulando nas casas, ruas e avenidas, e que podem trazer doenças e poluir o meio ambiente.

O Mutirão da Limpeza é um projeto inspirado no Dia Mundial da Limpeza, ação que acontece em vários países, num único dia no mês de setembro, e mobiliza as pessoas para ajudar a limpar o planeta. Com o início do período das chuvas, aumentam os casos de dengue, zika e chikungunya e esse foi um dos objetivos do mutirão, eliminar os focos de proliferação do mosquito aedes aegypti, responsável por transmitir essas doenças tão perigosas para a saúde das pessoas. Segundo a Secretaria de Saúde, os casos de dengue aumentaram 126% no município este ano, onde foram notificados 61 casos suspeitos até o momento.

Em Água Boa, a ação só pôde ser realizada com o apoio das Secretarias de Cidade, Meio Ambiente, Urbanismo e Infraestrutura do município, que prontamente disponibilizaram mão de obra, caminhões e retroescavadeiras que foram utilizados para recolher o lixo e levar ao local próprio de descarte, e também o trabalho de voluntários da Secretaria de Saúde, Câmara Municipal, Confraria e do Hospital Vale do Araguaia que estiveram presentes no bairro. Devido à grande quantidade de lixo e à chuva que perdurou durante todo o dia, não foi possível finalizar toda a coleta, que será concluída nesta semana.

“O Mutirão da Limpeza começou no bairro Cristalino, como forma de conscientizar a população em prol da saúde e meio ambiente, e agora os cidadãos podem dar continuidade ao projeto, colocando os entulhos nas caçambas espalhadas pela cidade e assim ajudando nessa causa, afinal todos somos responsáveis ”, afirmou a vereadora Marilene Teresinha Estefano. Ainda segundo a vereadora, a intenção principal do mutirão era conscientizar a população quanto a manter suas casas limpas e não jogar lixo nas ruas, praças e avenidas da cidade.

Manter a cidade limpa é tarefa diária, por isso, cada um deve fazer a sua parte, separar o seu lixo e descartar de forma correta. A Prefeitura conta com 7 caçambas móveis para atender a população em diferentes pontos da cidade, assim todos podem contribuir com a limpeza pública e evitar doenças.

mutirao da limpeza004 mutirão da limpeza001 mutirão da limpeza002 mutirão da limpeza004 mutirão da limpeza006 mutirão da limpeza007