Câmara Municipal de Água Boa organiza, em parceria, a Audiência sobre a FICO

ficoA Câmara Municipal de Água Boa, em parceria com a Prefeitura e Assembleia Legislativa de Mato Grosso, está organizando mais uma vez a Audiência sobre a FICO - Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que acontecerá em Água Boa, nesta sexta-feira, 14 de junho de 2019, às 16h, na Universidade Aberta do Brasil – UAB. Desta vez, a audiência irá debater a implantação no trecho Km 383 da Ferrovia entre os municípios de Campinorte (GO) e Água Boa (MT), já que a notícia da assinatura do contrato para o início das obras, foi divulgada recentemente pelo Ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes, o qual estará presente com toda a sua equipe técnica.

Além da ilustre presença do Ministro Tarcísio Gomes, a audiência trará a Água Boa, o Governador Mauro Mendes, senadores, deputados estaduais e federais de Mato Grosso, prefeitos, vereadores e produtores da região. A declaração do ministro, sobre a assinatura do contrato, fez renascer as esperanças da ferrovia sair do papel e entrar nos trilhos, um sonho de longa data para os água-boenses. Se realizada, irá proporcionar um desenvolvimento extraordinário para a região do Vale do Araguaia, já que aliviará significativamente o escoamento dos grãos e permitirá a redução de custos do frete. A região desponta como umas das maiores produtoras de grãos do estado de Mato Grosso e vem avançando, o que justifica a importância da obra, já que para a ferrovia ser viável, um dos principais quesitos é o volume suficiente de carga transportada.

Outros temas importantes para a logística de MT, serão debatidos na audiência, como a pavimentação do trecho parado da BR-158, que segundo confirmação do Ministro Tarcísio Gomes, vai ser feita pelo traçado original, passando pela reserva indígena. A informação foi divulgada na última terça-feira (11.06), no encontro em Brasília, entre o Ministro, o Governador de Mato Grosso Mauro Mendes e outros parlamentares do estado. A manutenção do traçado original significa uma economia de R$ 700 milhões e mais qualidade de tráfego para os 5 mil veículos que passam nesse trecho, diariamente.

Após a audiência, mais precisamente às 19h, está prevista a inauguração da iluminação da travessia urbana de Água Boa, uma obra muito esperada pela população e que com o empenho do Executivo e Legislativo estará finalmente concretizada.

“Estamos organizando com muita dedicação um dia importante, que ficará marcado positivamente para todos nós que queremos mais desenvolvimento para Água Boa e Vale do Araguaia. A Câmara de Vereadores fará o que for preciso para alcançar esse objetivo. Convidamos a população para participar conosco desse grande momento”, ressaltou o presidente, vereador Luis César de Lara Pinto Filho (Cesinha).