Legislativo de Água Boa acompanhou a visita do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário no município

penitenciariaNesta segunda-feira (05.08), o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, realizou uma visita técnica na Penitenciária Regional Major Zuzi, em Água Boa, para avaliar os problemas da unidade, e logo após, uma reunião no Fórum da comarca local.  O Legislativo, através do Presidente da Câmara, vereador Luis César de Lara Pinto Filho (Cesinha), do Vice-presidente Sandro Lúcio Aleixo (Papagaio) e do vereador Fernando de Melo Quintanilha , acompanhou de perto a visita, que foi presidida pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Dr. Orlando Perri, com a presença do secretário de Segurança Pública do estado, Dr. Alexandre Bustamante, o juiz da comarca, Dr. Jean Louis Maia Dias, o Prefeito Mauro Rosa e demais autoridades.

O encontro debateu a importância do trabalho/estudo/profissionalização, boas práticas e vantagens de intermediação de mão-de-obra dos reeducandos e a implantação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) em parceria com o Conselho da Comunidade. Segundo o Dr. Orlando Perri, o sistema carcerário precisa ser reestruturado com urgência, já que hoje não ressocializa ninguém. Além de melhorar a infraestrutura nas unidades, fazendo também cumprir a Lei de Execuções Penais, uma das alternativas para diminuir a reincidência nos crimes, que hoje chega a 80%, é a participação da sociedade, dando oportunidade de emprego.

Na ocasião, representante de uma empresa local, que utiliza mão-de-obra de reeducandos, demonstrou que a experiência vem sendo positiva. Ainda assim, houveram questionamentos por parte de representantes da sociedade, por isso observou-se que a questão ainda precisa ser analisada com cautela. Dr. Orlando Perri, juntamente com todo o Grupo, demonstrou muito interesse em buscar soluções e deixou claro que acredita na parceria entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, juntamente com a sociedade, para diminuir os índices de criminalidade.

Na oportunidade, o Presidente da Câmara, vereador Cesinha, agradeceu a presença e o empenho do judiciário, que veio apresentar uma nova visão do sistema carcerário e trazer ações para fortalecer a segurança pública, o que vem de encontro aos anseios da população, demonstrado na pesquisa de opinião realizada pela Câmara, no mês de março deste ano. Ainda na ocasião, Cesinha, juntamente com o prefeito Mauro Rosa, solicitou ao secretário de Segurança Pública Dr. Alexandre Bustamante, uma parceria para implantar Bombeiros e Câmeras de Monitoramento de segurança em Água Boa.

fotos050819 3 fotos050819 4 002 fotos050819 2