Resumo da Sessão Plenária do dia 17 de agosto de 2020

sessao170820 6Na noite da última segunda-feira, dia 17 de agosto, os vereadores de Água Boa se reuniram no plenário José Nogueira Paniago, para mais uma Sessão Ordinária.

O presidente, vereador Luís César de Lara Pinto Filho (Cesinha)/PL, conduziu a sessão, onde apresentou, de sua autoria, uma Indicação, um Requerimento e uma Moção de Parabenização. A Indicação nº 083/2020, solicita ao SENAI, SENAC, FAMATO e SENAR, que seja construída uma grade de cursos profissionalizantes para atender a demanda por profissionais na área do Agronegócio em nossa cidade, pois com a construção do Porto Seco e da Ferrovia em Água Boa vai haver Geração de Emprego e renda. O Requerimento nº 046/2020, solicita ao senhor Nilton Borgato, Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, informações sobre quando será a conclusão da Escola Técnica de Água Boa-MT. A Moção de Parabenização nº 043/2020 é para a senhora Jéssica Kelly Petter, pela inauguração do novo prédio da loja O Studio Decor.

O vereador José Ari Zandoná/DEM, apresentou a Indicação nº 082/2020, ao Prefeito Mauro Rosa da Silva, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Germano Luiz Zandoná, solicitando que seja feito urgentemente um Abatedouro Municipal para porco, carneiro e frango.

O vereador Leonardo Leite Ribeiro/MDB, apresentou três Indicações e dois Requerimentos ao Prefeito Municipal e secretários. A Indicação nº 079/2020, solicita que agilize os resultados dos exames de Swab (RT-PCR) da COVID-19. A Indicação nº 080/2020, solicita que o atendimento do Posto de Saúde do P.A. Santa Maria volte o mais rápido possível. A Indicação nº 081/2020, solicita a possível aquisição de equipamento para realização dos exames de IgG e IgM, para serem feitos nos munícipes em geral e nos profissionais que atuam diretamente na área da saúde em combate ao COVID-19, para diagnosticar se estão contaminados ou não. O Requerimento nº 045/2020, solicita informações sobre a revitalização da nascente do Córrego do Vau dos Gaúchos que passa atrás do CISC. O Requerimento nº 050/2020, solicita que volte ao normal o atendimento para as pessoas no âmbito da Câmara Municipal, no que diz o Ministério Público.

O vereador Joaquim dos Anjos Ferreira da Paixão/MDB, apresentou o Requerimento nº 047/2020, ao Prefeito Mauro Rosa e ao Secretário de Infraestrutura Caetano Rezende, solicitando informações considerando a Indicação 142/2017 sobre o andamento da Rede de água da Agrovila Central do P. A. Jaraguá.

A vereadora Marilene Teresinha Estefano/MDB, apresentou a Moção de Aplauso nº 044/2020, ao senhor Joa Jose Porto dos Santos (Jocasta), pelos diversos anos de atuação em toda a região no acolhimento às famílias com dependências químicas.

O vereador Sandro Lúcio Aleixo/PSDB, apresentou a Indicação nº 084/2020, ao Prefeito Mauro Rosa e à Secretária Executiva do CISMA Salete Lauermann, solicitando que seja colocado mais assentos de espera no Hospital Regional para as pessoas que estão com suspeita de COVID-19 que vão tirar raios-x.

O vereador Fernando de Melo Quintanilha/PSDB, apresentou dois Requerimentos e três Moções de Parabenização. O Requerimento nº 048/2020, ao Prefeito Mauro Rosa e secretário de saúde Jader Bahia, solicita informações de como andam os procedimentos para contratação de uma empresa ou de um técnico em segurança do trabalho que faça perícia e estudo de quais servidores tem direito ao recebimento do adicional de insalubridade e periculosidade. O Requerimento nº 049/2020, ao Prefeito Mauro Rosa e ao Secretário de Cidade e Meio Ambiente Cristiano Seibel, solicita informações do porquê o DEMAE - Departamento de Água e Esgoto de Água Boa, resolveu voltar a partir do dia 1° de setembro com os cortes de água da população, considerando que a Prefeitura Municipal recebeu a ajuda de quase 7 milhões de reais para o enfrentamento e recuperação das perdas causadas pelo Covid-19. A Moção de Parabenização nº 045/2020 é para o senhor Selso Lopes de Carvalho, pelos seus relevantes serviços prestados em Água Boa, como advogado. A Moção de Parabenização nº 046/2020 é para o senhor Anderson Valente Araújo, pelos seus relevantes serviços prestados como advogado em Água Boa. A Moção de Parabenização nº 047/2020 é para o senhor Arthur Rodrigues, pelos seus relevantes serviços prestados em Água Boa, como advogado.

O vereador Renato Beraldo da Silva/DEM, apresentou a Indicação nº 085/2020, ao Prefeito Mauro Rosa e ao Secretário de Administração Luis Omar Pichetti, solicitando que seja realizada uma reunião entre Executivo, Legislativo, CODEMA e Ministério Público, podendo ser virtual através de Programa para este fim, com a finalidade de tratar sobre o Projeto de Lei n° 1539.

A Mesa Diretora apresentou o Projeto de Resolução nº 007/2020, que autoriza a Câmara Municipal a fazer o encaminhamento de bens móveis em desuso, à Prefeitura Municipal de Água Boa.

Na ordem do dia, os vereadores aprovaram cinco Projetos de Lei que foram encaminhados ao prefeito municipal para sanção.

Para ter acesso à todas as proposições apresentadas, basta acessar o site https://aguaboa.mt.leg.br/.

A próxima sessão da Câmara, será no dia 08 de setembro de 2020, às 19h, no plenário José Nogueira Paniago. Inscreva-se no canal do youtube (https://www.youtube.com/camaradeaguaboamt) e receba as notificações de transmissão, ao vivo, das sessões.